Secretaria da Justiça e Direitos Humanos

Prêmio Salvador Celia valoriza boas práticas de atendimento domiciliar

A secretária Maria Helena Sartori participou da solenidade de entrega do 6º Prêmio Salvador Celia, que valoriza as boas práticas de visitadores do Primeira Infância Melhor (PIM), de equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e de Agentes Comunitários - Fotógrafo: Karine Viana/Palácio Piratini

Visitadores do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e agentes comunitários de saúde receberam hoje (29), o Prêmio Salvador Celia. Foram premiados trabalhos de criação na modalidade História em Quadrinhos, tendo como tema boas práticas de atendimento domiciliar. A entrega do troféu aos 10 vencedores foi realizada no auditório da Secretaria de Planejamento, no Centro Administrativo, em Porto Alegre.

O Prêmio Salvador Celia faz parte das comemorações da 14ª Semana Estadual do Bebê, comemorada de 22 a 28 de novembro e tem por objetivo a valorização das boas práticas de visitadores do Primeira Infância Melhor (PIM), de equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e de Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Neste ano, o troféu teve enfoque na modalidade História em Quadrinhos (HQ) com o tema “A visitação domiciliar como estratégia de orientação às famílias para o auto cuidado e atenção em saúde, educação e proteção de seus filhos”.

Durante a cerimônia, a Primeira-dama e secretária de Justiça e dos Direitos Humanos, Maria Helena Sartori disse ser defensora do PIM desde sua implantação. "Além do trabalho gratificante dos visitadores, o PIM é fundamental para a sociedade".

O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, destacou a importância do PIM. "È um programa que tem uma ação determinante para formar pessoas melhores, com melhor desempenho escolar, rompendo o círculo vicioso da pobreza, sendo a forma mais eficiente para a redução da violência, criando melhores cidadãos".

Salvador Celia foi um reconhecido psiquiatra infantil que dedicou parte da sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês e crianças. Em 2000, por iniciativa do psiquiatra foi criado o Dia do Bebê no município de Canela. A importância do evento levou o Governo do RS a instituir por decreto em 2003 as Semanas do Bebê e o Dia do Bebê (23 de novembro) no calendário oficial do Estado. Desde então, o PIM passou a apoiar a realização de Semanas do Bebê em todo o Rio Grande do Sul.

Também participaram da solenidade, o Coordenador do PIM e Secretário adjunto da Sáude, Francisco Paz, o Diretor do Departamento de Ações em Saúde, Elson Farias, secretarios municipais de saúde, gestores e autoridades estaduais.

Ascom/SES

:: voltar ::

Escolha o Destino

Parceiros

Apoiadores

Informações

(51) 3288-7373

Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos

 

Desenvolvido pela Procergs

 

Participação:
Participação: Secretaria da Fazenda